quarta-feira, 29 de junho de 2011

A politica da Estética



O que é que é que determina o que é Belo? 

O que é que é que determina o que é Moda?

O que é que determina o que é Arte?



O filosofo Ludwig Wittgenstein deu-nos algumas pistas dizendo "As palavras  a que chamamos expressões de juízo estético desempenham um papel muito complicado, mas muito definido, naquilo a que chamamos a uma cultura de um período. " Será então a cultura global geral que determina os nossos gostos actuais, a moda, as musicas pop, os filmes que vemos, o que vestimos e toda a publicidade em outdoors que nos rodeia e que está presente nos jornais, Tv e nas revistas de Moda. Sem dúvida, a moda é cíclica, tudo se repete, mas as pessoas sempre parecem teimosas em que dizer que "não é assim que se faz", "não é assim que se usa", "Isso não é moda", "Essa modelo não se enquadra nos padrões de estética actuais. Ela é profissional?", "Essa estética não se enquadra na politica da nossa revista" (quando por vezes sabemos que estas são perguntas ou críticas assertivas e muitas-destruídoras do entusiasmo, motivação e criação- em especial para os jovens criadores, produtores de moda, fotografos, visionários, designers, e.t.c. Infelizmente é assim, tal tem vindo a acontecer em muitas revistas de moda que frequento, grandes empresas de comunicação e experiência que tenho também vindo a acumular como empresário ao longo dos 13 anos e ainda temos que ouvir coisas do género "13 anos não é nada! Não se compara com os meus 25 anos de profissão. Você ainda tem muito que aprender. mas gostei de ver o seu trabalho. Vá-nos mostrando coisas. Infelizmente temos pouco tempo para marcar reuniões e visionar as suas produções. Mas marque depois uma reunião. Boa tarde."- Assim me falou a Dra. Helena Assédio, redactora e agora, produtora de moda da revista Máxima.    Ai, ai Ludwig- esta gente está doida!!!!!!!!!! 
Uma das  fotos de uma das minhas produções apresentadas na entrevista à revista Máxima. O convite de apresentar várias produções fotográficas e produtores e fotgrafos de moda foi-me feito pela Dra. Laura Torres, directora Máxima. A entrevista demorou 2 meses a ser marcada. Quase sempre, porque entretanto a Dra. helena Assédio vai fazer produções de moda para a Jamaica e Marraquech nunca estando em Portugal. Entretanto falava-se com a dra. Laura Torres ou uma secretária e ouviam-se desculpas, atrás de desculpas. Já vi trabalhos como o meu na Vogue Italia, please!!! :-)  
Aguardem pela produção Oficial muito em breve!                     Modelo: Veronika
                                                            Produção: Diogo Andrade
                                                                              Fotografia e arte final: José Garnacho
                                                                                    Hair: Daniel Pinto for L'Atelier do Daniel
                                                                                          Make-Up: DA @www.artistitry.blogspot.com
                                                                   Vestido: Hoss Intropia, StylinG

O círculo dos artistas tende sempre a ser muito restricto e apertado, rodeado de amigos e de pessoas em quem podem confiar, pois nestas áreas a inveja é muita e pode ser a morte do artista.
Ter Voz é algo muito perigoso para a maioria que se rege por padrões e valores estáticos, morais ou protocolos fechados limitados e com medo de desafios, ídeias novas e propostas vindas do exterior das empresas.


Paco Rabanne dá vários exemplos também no seu livro "Tragectória-de uma vida a outra", como neste caso por exemplo "Rapidamente constatei que os costureiros parasienses se compraziam numa atitude demasiado antiquada para o meu gosto. Lisonjeava-se um estilista dizendo-lhe que a sua moda era "deliciosamente anos 30" ou que ela "ressuscitava". a Belle É poque.Eu, cuja formação visava pôr-me lado a lado com o mundo contemporâneo, ficava horrorizado. Como é que podia fazer 1930 nos anos sessenta! O mundo estava em plena mutação e amoda enleava-se num imobilismo consternante. Havia ali um anacronismo sobre o qual eu me me levantava, com todo o fulgor da minha juventude. Foi assim que germinou no meu espírito o projecto de apresentar a minha própria coleção de alta costura, no espírito dos dadaístas, quer dizer, num gesto de provocação e revolta, na esperança de sacudir essa inércia e promover talvez uma maior modernidade."  E de que maneira! Ele foi na altura tão Vanguardista, estando a anos luz da presente realidade. Ele foi o primeiro Alexander Mcqueen dos anos 60/70.Paco Rabanne e uma das suas populares acima do texto
criações dos anos 60.
                                                                                                  
Criações nacionais de Alexandra Moura.  Uau!!! Cool  :-)
                                                  
Fashion Art by Mert Marcus
Drawing by Ruffian

Vogue Italia staring Barbie   and Alexander Mcqueen for men.


Produção para Revista www.yvy.com   (UMA REVISTA VIRTUAL PARA HOMENS MUITO INTERESSANTE ;-)   e PARA mULHERES QUE GOSTEM MUITO DE HOMENS!) E para certos homens também ;-)
 Os burgueses- Atelier de estílistas


Karen Elson transformada em Queen Elisabeth por kevin Aucoin (maquilhador e criador/styling) desta produção entre outras das suas grandiosas ídeias.
Em breve vou também fazer um tributo a este grande maquilhador que me inspirou e ainda inspira as novas gerações. A sua recente moda aos 30 anos gerou muita tristeza no meio da moda, e mundo da musica por onde também se movia maquilhando as estrelas. Saudades.

Sem comentários:

Enviar um comentário